EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sobre a Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ
Home » Sobre a EEAN

Breve Histórico Institucional da EEAN

A Escola de Enfermagem Anna Nery/EEAN da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, primeira Escola de Enfermagem no Brasil, surgiu no contexto do movimento sanitarista brasileiro do início do século XX, sendo criada pelo Decreto n0 16.300 de 31 de dezembro de 1923, como Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde, denominada Escola de Enfermeiras D. Ana Néri, pelo Decreto n0 17.268 de 31 de março de 1926, implantando a carreira de Enfermagem – modelo “Nightingale” – em nível nacional.

Foi incorporada à Universidade do Brasil pela Lei n0 452 de 05 de julho de 1937. Incluída entre os estabelecimentos de Ensino Superior da Universidade pela Lei n0 8.393 de 17 de dezembro de 1945, integrando atualmente o Centro de Ciências da Saúde da Universidade, de acordo com o Plano de Reestruturação aprovado pelo Decreto n0 60.455-A de 13 de março de 1967. Em fevereiro de 2003 completou 80 anos de existência à serviço da vida.

Em 83 anos de existência a Escola de Enfermagem Anna Nery registra um papel histórico-social de vanguarda, expansão e desenvolvimento da enfermagem brasileira; destacando-se, dentre outras, a criação da Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas (1926), atualmente Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, a criação de novas escolas de enfermagem, a organização de hospitais e centros de saúde, formação e qualificação de enfermeiros Especialistas, Mestres, Doutores e em Programas de Pós-Doutorado principalmente, em todas as regiões do país e na perspectiva de Cooperação Técnica e Científico-Cultural em alguns países da América Latina (Argentina, Colômbia, México, Peru) e da África (Angola e Moçambique).

(Texto retirado do Discurso da Diretora da EEAN, Profa. Dra.Maria Antonieta Rubio Tyrrell, por ocasião da celebração dos 80 Anos, em 19/02/2003).  

Foi fundada  por iniciativa do eminente sanitarista e cientista brasileiro Prof. Carlos Chagas, e graças ao concurso dos esforços das enfermeiras americanas que integraram a Missâo Técnica de Cooperação para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, chefiada pela Sra. Ethel O. Parson, que chegou ao Rio de Janeiro em 02 de setembro de 1921. Esta Escola demarca, no País, o modelo de ensino e de prática de enfermagem moderna, segundo os princípios norteadores do Sistema Nightingale.

A missão técnica foi patrocinada pela Fundação Rockefeller e teve a incumbência essencial de implantar, no Brasil, o Serviço de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, sendo Diretor Geral do Departamento o Dr. Carlos Chagas. Desde logo, foi recomendada a criação de uma Escola de Enfermeiras (Decreto nº 15, 799/22), e quando o primeiro currículo foi implantado, em 1923, para consolidar o efetivo funcionamento da Escola (Decreto nº 26. 300;23), era Diretora a Sra. Clara Luise Kieninger.

A Escola integrou-se ao Sistema Universitário (Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1937, como instituição de educação complementar (Lei nº 452/37), sendo Diretora a enfermeira americana Bertha Lucille Pullen. Em 1945, a Escola foi elevada a categoria de Unidade de Ensino (Decreto Lei nº 8.393/45), sendo Diretora a Sra. Laís Netto dos Reys (primeira Diretora formada pela EEAN).

(Texto extraído de CARVALHO, V. de.; COELHO, C. P. O quadro documental da Escola de Enfermagem Anna Nery - 70 anos de evolução histórica (1922-1992) 1992. Mimeo.)

Vinculação

A EEAN/UFRJ está vinculada desde 1967 a Associacíon Latino Americana de Escuelas y Facultades de Enfermería de La Unión de Universidades de América Latina - ALADEFE/UDUAL; E desde 2005 vinculada a Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Nacional. Também Integra o Fórum de Escolas de Enfermagem do Rio de Janeiro - ABEn RJ


Nossa Missão

Trata-se de uma Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, que tem por finalidades: gerar, transmitir e disseminar o conhecimento, em padrões elevados de qualidade e eqüidade; formar e aperfeiçoar o profissional de enfermagem em níveis de Graduação e Pós-Graduação; promover a formação humanística do cidadão com capacidade crítica frente à sociedade e ao Estado; promover o desenvolvimento técnico, científico, econômico, social, artístico e cultural; estimular o conhecimento e a busca de soluções de problemas do mundo contemporâneo, em particular os regionais, nacionais e internacionais; desenvolver a pesquisa científica; promover a extensão; e divulgar conhecimentos à comunidade.

A Escola respeita os princípios de: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; integração permanente com a sociedade, com o mundo do trabalho e com os demais níveis e graus de ensino; igualdade de condições para o acesso e permanência discente na Instituição; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; garantia de qualidade acadêmica; gestão democrática e colegiada; eficiência, probidade e racionalização na gestão de recursos; e, valorização profissional dos docentes e técnico-administrativos.

Também se registra o pioneirismo na implantação de Programas de Enfermagem, em nível de Pós-Graduação “lato sensu”, na década de 40 e “stricto sensu” (Mestrado) em 1972. Criou o Doutorado em 1989, sendo este o 30 do país.  

A Escola está localizada em dois espaços físicos: no Campus da Cidade Nova, (Unidades Isoladas da UFRJ) no prédio Pavilhão de Aulas (P.A.) e Anexos; e, no Campus da Cidade Universitária, Ilha do Fundão, no Centro de Ciências da Saúde – CCS, Bloco K, Salas 042 e 043. No CCS funcionam a Coordenação de Ensino de Graduação e Corpo Discente, bem como se desenvolvem as aulas para a maioria dos alunos do referido Curso

Estrutura Administrativa

A EEAN conta com 72 docentes, destes 49 são Doutores, todos são Mestres e todos são Especialistas. Alguns, inclusive detêm até 05 Especializações. 1 Professor Visitante. O corpo técnico-administrativo abrange 60 funcionários. Os alunos do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia totalizam 622 alunos; de pós-graduação stricto sensu 113; Lato Sensu - Especialização 250. 

O Corpo Docente está distribuído nos 05 (cinco) Departamentos lotados no Pavilhão de Aulas da EEAN:

Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI); Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF); Departamento de Enfermagem de Saúde Pública (DESP); Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (DEMC); Departamento de Metodologia da Enfermagem (DME).

Nos Departamentos estão lotados os Núcleos de Pesquisa da EEAN, que somam um total de oito, conforme o disposto a seguir:

Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira – NUPHEBRAS e Núcleo de Pesquisa da Arte de Cuidar – NUCLEARTE (Departamento de Enfermagem Fundamental);

Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher – NUPESM e Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança – NUPESC (Departamento de Enfermagem Materno-Infantil);

Núcleo de Pesquisa de Enfermagem e Saúde do Trabalhador – NUPENST e Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva – NUPENSC (Departamento de Enfermagem de Saúde Pública);

Núcleo de Pesquisa de Enfermagem de Educação, Gerência e Exercício Profissional da Enfermagem – NUPEGEPEn (Departamento de Metodologia da Enfermagem);

Núcleo de Pesquisa de Enfermagem Hospitalar – NUPENH (Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica). Ainda para atingir às suas finalidades, a Escola abrange 05 (cinco) Conselhos Deliberativos – Congregação, Conselho de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa em Enfermagem/CEPGPEn , Conselho de Curso de Graduação/CCG, Conselho de Extensão em Enfermagem/CONEX e Conselho Departamental/CONDEP,  uma Seção de Atividades Gerenciais, a Central de Eventos Científicos e Culturais, a Revista institucional, o Setor de Convênios e Relações Internacionais (SICORI) E O Centro do Documentação da EEAN.. Os Departamentos contam com o Corpo Deliberativo para deliberar suas decisões.



  Atividades » 
EEAN - Escola de Enfermagem Ana Neri
EEAN © 2003 Webmaster